Sulámerica - Sala de Imprensa

05/06/2018 - 10:26:00

SulAmérica realiza 2ª edição dos "Lean Days"

A SulAmérica, maior seguradora independente do País, promoveu a 2ª edição dos "Lean Days", série de três eventos com o objetivo de disseminar os benefícios da filosofia de gestão adotada pela seguradora, que preza pela redução de desperdícios e pela resolução sustentável de problemas.

 

Os eventos aconteceram na Central de Atendimento da SulAmérica, localizada no centro da capital paulista, na matriz da companhia no Rio de Janeiro e na sua sede em São Paulo – nos dias 10, 17 e 24 de maio, respectivamente. No total, mais de 1.700 pessoas, entre colaboradores e convidados externos de empresas como Lean Institute, Magazine Luiza e Qualicorp, participaram das oficinas e palestras promovidas pela SulAmérica.

 

O vice-presidente de Operações e Tecnologia, Marco Antunes, e a superintendente de Processos, Luciana Gomes, apresentaram a trajetória da implementação da metodologia lean na companhia e destacaram algumas das propostas mais bem sucedidas e que agregaram valor para o cliente, gerando resultados positivos, como os fluxos de processos de reembolso e do pagamento de oficinas. "Trilhar a cultura lean significa não só transformar as operações, mas abrir novas oportunidades estratégicas", afirma Antunes.

 

                          

Vencedores do concurso, dois grupos de funcionários embarcarão para um curso sobre excelência em serviços na Disney (EUA)

 

De acordo com o executivo, mais do que um conjunto de ferramentas, o lean é uma forma diferente de pensar e trabalhar. Na companhia, a metodologia faz parte da estratégia do Plano de Transformação, que se apoia em 4 pilares: Visão do Cliente, Excelência Operacional, Cultura Organizacional e Novo DNA de Gestão de Saúde. "A resolução de problemas, a promoção de melhorias e o compartilhamento são essenciais para a criação e disseminação de uma cultura lean.E no caso da SulAmérica, toda a organização está envolvida nesse desenvolvimento", completa.

 

No último dia do evento, o presidente da SulAmérica, Gabriel Portella, apresentou os vencedores do concurso de A3 corporativo, que teve como objetivo formar e reconhecer os multiplicadores leanna seguradora. Ao todo, foram selecionados os dois melhores A3s, um na categoria Foco do Cliente e o outro em Excelência em Produtividade. Os colaboradores dos grupos vencedores ganharam uma viagem para Orlando. Lá, eles terão a oportunidade de combinar lazer e aprendizado com o curso Imersão na Disney – A Magia e os Segredos da Excelência em Serviços. A premiação inclui passagem, hotel, refeições, traslado e inscrição no treinamento.

 

Além das palestras, o cronograma de atividades dos eventos contou com exposição dos A3s finalistas, Sala Escape de 15 minutos e Sala Pílula com dinâmicas e atividades para sensibilizar alguns princípios e ferramentas do lean, como: trabalho padronizado, 5S, fluxo contínuo, entre outros. Em abril deste ano, a seguradora registrou mais de dois mil colaboradores treinados para aplicação do lean nas respectivas áreas e mais de 1.600 treinados em A3. A metodologia é aplicada internamente de forma contínua por meio módulos presenciais, e-learning (Universidade Corporativa), além de visitas às áreas (gembas) para compartilhamento de experiências entre as equipes.

 

MAIS EM TECNOLOGIA