Sulámerica - Sala de Imprensa

16/09/2019 - 11:12:00

Única Mente: SulAmérica lança programa com foco em saúde mental para beneficiários e empresas

Com modelo personalizado de cuidado e acolhimento, iniciativa já está disponível em São Paulo e conta com equipe multidisciplinar

Preocupada com o crescimento exponencial do número de pessoas acometidas por transtornos mentais e sofrimento psíquico, a SulAmérica lança programa multidisciplinar voltado para a saúde mental. Batizada de Única Mente, a iniciativa está disponível para beneficiários e empresas clientes da SulAmérica, por enquanto exclusivamente na cidade de São Paulo. “Falar de saúde mental é urgente. A SulAmérica segue investindo em um modelo diferenciado de gestão de saúde, que coloca as pessoas no centro do cuidado, de forma personalizada e considerando todos os aspectos de vida que podem impactar seu bem-estar”, afirma a vice-presidente de Saúde e Odonto da SulAmérica, Raquel Giglio. Dados levantados entre os beneficiários da SulAmérica mostram que houve aumento de 180% na quantidade de consultas com psiquiatras e de 79% em sessões de psicoterapia com psicólogos em 2018 em relação ao ano anterior.

No Única Mente, após uma primeira avaliação clínica, os participantes diagnosticados com alguma alteração psíquica são encaminhados para atendimento psiquiátrico e psicológico em uma rede altamente qualificada e com boa capilaridade de clínicas espalhadas por São Paulo. A jornada de acompanhamento cria um plano personalizado para as necessidades de cada indivíduo, buscando sempre o tratamento mais efetivo e os melhores desfechos clínicos. A iniciativa também adota recursos digitais como ferramentas de apoio além do consultório, como monitoramento por SMS, chat e WhatsApp. Para participar do programa, os beneficiários podem se inscrever pelo site SulAmérica Saúde Ativa.

Para colocar o modelo de cuidado do Única Mente em prática, a SulAmérica conta com a parceria da Gattaz Health and Results, dirigida por um dos mais renomados psiquiatras brasileiros, Dr. Wagner Gattaz, e também com a rede especializada em saúde mental eCare Group. A iniciativa abrange as patologias de depressão, transtorno de ansiedade, síndrome do pânico, estresse pós-traumático e burnout. No entanto, o programa também fará o acolhimento emergencial de pessoas que estejam lidando com situações de violência doméstica, assédio, bullying, tentativa de suicídio e perdas. Em casos como esquizofrenia, bipolaridade, TOC, transtornos alimentares e dependência química, o paciente será encaminhado a especialistas da rede referenciada.

 

Saúde Mental In Company

A SulAmérica também desenvolveu uma edição especial in company do programa para apoiar empresas clientes na construção de ambientes de trabalho cada vez mais saudáveis e produtivos. A partir de um diagnóstico sobre as condições de saúde mental e estresse dentro do ambiente de trabalho da empresa contratante do serviço, um plano de ação é construído, prevendo campanhas de conscientização, treinamentos com profissionais de recursos humanos e saúde ocupacional, aperfeiçoamento da liderança e acompanhamento médico e psicológico.

“Mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem com depressão, que é uma das principais causas de incapacidade no trabalho, na escola e no meio familiar. Um estudo recente da Organização Mundial da Saúde estimou que, a cada ano, os transtornos depressivos e de ansiedade custam cerca de 1 trilhão de dólares à economia global”, alerta a diretora Técnica Médica e de Relacionamento com Prestadores da SulAmérica, Dra. Tereza Veloso. “A saúde mental tem sido um desafio para as áreas de recursos humanos, sempre atentas à qualidade de vida de seus colaboradores. A SulAmérica atua como parceira de gestão integrada de saúde dessas empresas clientes, oferecendo suporte e recursos para guiá-las nesse propósito”, completa.

O programa de saúde mental faz parte do SulAmérica Saúde Ativa, conjunto de iniciativas que, desde 2002, incentiva a adoção de hábitos de vida mais saudáveis, prevenindo doenças e proporcionando uma melhor qualidade de vida por meio de conscientização, orientação e monitoramento dos pacientes. Atualmente, mais de 90 mil beneficiários são acompanhados em iniciativas do Saúde Ativa, como Coluna Ativa, Futura Mamãe, Idoso Bem Cuidado, Doenças Crônicas, Oncologia, entre outros.

MAIS EM TECNOLOGIA