14/07/2015

Levantamento realizado pela SulAmérica aponta que acidentes em imóveis são mais comuns no período de férias

Seguradora alerta para os cuidados necessários no dia a dia da casa e durante as viagens, quando o imóvel fica vazio por mais tempo

Aumentar a fonte Diminuir a fonte Baixar PDFBaixar PDF Compartilhar Compartilhar

São Paulo, 14 de julho de 2015 - As férias de julho já chegaram e junto com elas a preocupação em proteger a residência durante as viagens. Nesse período do ano, os danos à residência devido a problemas elétricos e vazamentos são bastante comuns. Isso ocorre porque o imóvel fica vazio por mais tempo, sem a vigilância e a manutenção dos moradores. De acordo com um levantamento da SulAmérica, os meses de julho, dezembro, janeiro e fevereiro costumam ser os que mais têm sinistros, como danos elétricos e outros eventos. Em 2014, a média das ocorrências nos quatro meses foi 25% mais alta do que a média do ano.

 

Ainda de acordo com a seguradora, os serviços mais procurados durante esses meses são: eletricista, reparos hidráulicos (bombeiro e desentupimento), chaveiro e conserto de eletrodomésticos (máquina de lavar, máquina de secar, fogão, micro-ondas, geladeira e freezer). Em julho de 2014, os reparos hidráulicos foram os mais acionados, representando 32% de todas as solicitações feitas. O mesmo ocorreu no mês de janeiro de 2015, quando também foi o principal acionamento, com 29%. 

 

“Acreditamos que o imóvel deve estar protegido durante o ano todo. Mas, claro que, ao ficar vazia durante o período de férias, a residência fica mais vulnerável e exposta a acidentes. Por isso, aproveitamos o momento para reforçar a importância de se ter um seguro Residencial, que, além de oferecer coberturas abrangentes, disponibiliza vários serviços de assistência. Com eles, é muito mais fácil garantir a segurança e manutenção do lar”, explica o Vice-Presidente de Auto e Massificados da SulAmérica,Eduardo Dal Ri.

 

A contratação de seguros residenciais é uma forma de aumentar a segurança nas residências. Além de indenizar danos que podem ser provocados por incêndios, raios, explosões, entre outros, o seguro também oferece serviços de manutenção para que pequenos defeitos, como os elétricos e hidráulicos, não se transformem em ocorrências mais graves.  

 

A SulAmérica ressalta a importância do seguro Residencial e incentiva seus segurados a manter uma rotina de cuidados que, além de simples, podem manter a residência mais protegida, especialmente durante o período de férias.

 

Dicas de prevenção de acidentes elétricos:

- Evite ligar muitos aparelhos eletrônicos no mesmo benjamin. A sobrecarga de energia pode ocasionar aquecimento dos equipamentos e fios, provocando incêndios.

- Não deixe itens de fácil combustão, como papéis e tecidos, em contato ou muito próximos de lâmpadas.

- Certifique-se que não há risco de animais domésticos mastigarem ou urinarem em fios e objetos elétricos.

- Não deixe adaptadores para eliminar mosquitos perto de cortinas e móveis. Coloque-os em tomadas seguras.

- Garanta que não haja contato de tomadas e interruptores com água, tendo cuidado sempre que limpar a casa.

- Mantenha as instalações elétricas em bom estado. Isso evita mau contato, sobrecarga ou curto circuito.

- Realize a manutenção periódica da rede elétrica, de ar-condicionados e outros equipamentos. Também não faça instalações irregulares, conhecidas como “gatos”. O risco de acidente é muito maior.

- Se a casa for ficar muito tempo desocupada, desligue a chave elétrica principal.

 

Dicas de prevenção de acidentes com gás:

- Os botijões de gás devem ser guardados em locais limpos e bem ventilados. De preferência, do lado de fora de casa, mas protegido contra chuva, sol e fontes de calor. Também procure fechar o registro quando ele não estiver em uso.

- Certifique-se de que o regulador de pressão do botijão, a mangueira e a braçadeira do botijão de gás estão bem ajustados. Para testar se há vazamentos, uma forma usual é passar uma esponja com detergente ou sabão nas conexões do regulador de pressão e da mangueira e ver se alguma bolha aparece. Caso isso ocorra, é sinal de que há algum vazamento e que é preciso apertar as conexões.

- Sempre olhe a validade do regulador de pressão e da mangueira do botijão de gás. O regulador de pressão, por exemplo, é válido por cinco anos.

- Para uma maior segurança, cômodos com aparelhos de gás devem ter ventilação permanente.

- Caso sinta cheiro de gás, não risque fósforos e nem acenda ou apague luzes. Abra as portas e janelas para aumentar a circulação de ar e resolva o vazamento o mais rápido possível. Caso não seja possível, fique longe do local e chame os bombeiros.

 

Outras formas de prevenir acidentes dentro de casa:

- Dificulte o acesso de crianças a objetos que produzam fogo, como isqueiros e fósforos, e iniba o contato delas com esses itens.

- Nunca deixe o ferro ligado sem estar no mesmo cômodo.

- Velas não devem estar acesas sem supervisão.

- Tenha cuidado com cigarros mal apagados jogados na lixeira ou cinzas que podem voar ainda acesas.

- Antes de sair de casa, verifique se desligou todos os aparelhos e que não há nenhum elemento de risco, como velas acesas.

- Evite utilizar produtos inflamáveis na faxina, como álcool e querosene.

 

 

Busca

Busca Avançada

Destaques

  • Diretor da SulAmérica é reconhecido com Prêmio Profissional de Tecnologia da Informação 2017
  • Lucro da SulAmérica cresce 2,1% e chega a R$ 151,4 milhões no terceiro trimestre
  • Dores crônicas nas costas afetam a concentração e a produtividade no trabalho

Galeria de Imagens

Ver todas as imagens
2013 Copyright © SulAmérica - Todos os Direitos Reservados Privacidade | Termos e Condições