Sulámerica - Sala de Imprensa

27/05/2010 - 12:36:00

SulAmérica assina contrato com a IBM Brasil visando ganho de eficiência

Processos da unidade de Pessoas e Previdência da seguradora serão gerenciados pela empresa de tecnologia
São Paulo, 27 de maio de 2010 – A SulAmérica acaba de fechar uma parceria inédita com a IBM Brasil visando a terceirização dos processos operacionais de sua unidade de negócios de seguros de pessoas e previdência. Com esse acordo, a IBM ficará responsável pelas atividades de back office da unidade, o que inclui os processos de emissão de apólices, manutenção de cadastros, gestão de documentos, regulação de sinistros e pagamento de resgates. O contrato, de aproximadamente R$ 400 milhões, terá duração de 12 anos.
O acordo prevê ainda a terceirização das atividades de infraestrutura de tecnologia da informação, a manutenção dos sistemas e a construção de um centro de serviços dedicado. De forma a manter a continuidade dos serviços, atualmente realizados pela empresa, a divisão de consultoria da IBM Brasil dará suporte aos aplicativos atuais e contratará os profissionais atualmente alocados nessa operação da seguradora.
Como resultado da parceria, a IBM desenvolverá uma nova plataforma para processamento de operações de seguro de Pessoas e Previdência para o mercado brasileiro, contando também com a Control Consultoria, seu parceiro de negócios. Segundo Renato Russo, vice-presidente de Vida e Previdência da SulAmérica, o desenvolvimento desse sistema está em linha com o objetivo da seguradora de atingir elevados níveis de excelência na prestação de serviços a seus clientes e corretores, trazendo ainda maior flexibilidade no desenvolvimento de produtos. “Através desse contrato, a SulAmérica espera atingir uma importante economia de custos já a partir do primeiro ano da terceirização”, completa Russo.
“Este é um projeto inédito na América Latina. Pela primeira vez, uma seguradora terceiriza atividades relacionadas diretamente ao negócio com essa abrangência. Com essa iniciativa, são esperados vários benefícios para a SulAmérica, como redução de custos e maior agilidade devido à automação dos processos, ampliando a vantagem competitiva da empresa”, informa Eduardo Bandeira de Mello Joia, Vice-Presidente de Negócios Estratégicos da IBM Brasil. “Além disso, os funcionários da empresa poderão se dedicar a ações mais estratégicas como propor inovações e melhorias no relacionamento com os clientes, contribuindo com mais inteligência para desenvolvimento do negócio”, completa.
A parceria entre as duas empresas começou em 2005, quando a SulAmérica contratou a IBM Brasil para gerenciar sua infraestrutura de tecnologia da informação. A empresa foi, na época, a primeira seguradora na América Latina a fechar um contrato com esta abrangência e complexidade.
A área de outsourcing de processos da IBM oferece opções que combinam processos, pessoas e tecnologia em um modelo que ajuda as empresas a focarem em suas prioridades de negócio e trabalhar de forma mais eficiente. Baseada em sua infraestrutura global de delivery, a IBM oferece soluções nas áreas de CRM, Finanças e Contabilidade, Recursos Humanos e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Também atua em nichos de mercado, como a unidade de terceirização de processos em Seguros (IIOS - IBM Insurance Outsourcing Services), lider na áreas de Vida, Previdência e Saúde, que administra mais de US$ 5 bilhões em ativos nos EUA, Canadá e India.

Sobre a IBM
Para mais informações sobre a IBM, visite http://www.ibm.com/br
IBM no Twitter: http://twitter.com/ibmbrasil

Assessoria de Imprensa - In Press Brodeur
Atendimento: Silvieny Nunes – silvieny.nunes@brodeur.com.br / (11) 3323-3756
Coordenadora de Atendimento: Mariana Lima - mariana.lima@brodeur.com.br / (11) 3323-1603

Relacionamento com Imprensa – IBM
Gerência: Christiana Cardoso – chrisf@br.ibm.com / (21) 2132-5944

Sobre a SulAmérica

A SulAmérica Seguros e Previdência é um dos maiores conglomerados empresariais brasileiros, com 114 anos de história, atuando nos segmentos de seguros, previdência e investimentos. Sua forte presença em todo território nacional vem sendo consolidada pelo crescimento da companhia, que registrou lucro líquido de R$ 419,1 milhões em 2009. Com mais de 6,3 milhões de clientes, a SulAmérica está dividida em quatro unidades de negócios: Saúde, Ramos Elementares, Pessoas (Vida e Acidentes Pessoais) e Previdência Privada e Gestão de Ativos.

SulAmérica - Superintendência de Relações com a Imprensa
Solange Guimarães / Daniela Campos
Fone: 55 11 3779.7614/ 5045
E-mail: imprensa@sulamerica.com.br

Andreoli MSL
Luciane Polisel
Fone: 55 11 3169.9357
E-mail: luciane.polisel@br.mslworldwide.com

MAIS EM TECNOLOGIA