14/04/2009 - 11:29:00
Com a aproximação da estação em junho, campanhas de vacinação contra a gripe no ambiente corporativo ajudam a diminuir o índice de absenteísmo
A chegada do inverno aumenta de forma epidêmica a incidência de uma doença muito comum: a gripe. É nesse período que as empresas registram maior número de absenteísmo, causando reflexos na produtividade do funcionário e da equipe. Caracterizada por início súbito, com sintomas como febre, mal-estar, dores no corpo e de cabeça, a gripe é uma infecção respiratória altamente contagiosa que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), afeta de 5% a 15% da população mundial durante os surtos anuais.
Atentas a esse cenário, empresas estão cada vez mais tendo consciência da importância da vacinação no ambiente de trabalho como prevenção e busca de qualidade de vida. A SulAmérica Saúde realiza este serviço há dez anos, beneficiando anualmente cerca de 35 mil segurados e 200 empresas nas campanhas que vão de fevereiro a julho.
A vacinação contra a gripe reduz em até 44% as visitas médicas e em até 34% os episódios gripais, além de melhorar a satisfação no ambiente de trabalho, reduzindo o absenteísmo em até 43%. “A vacinação melhora a qualidade de vida dos usuários, além de reduzir gastos com serviços de saúde. As empresas ganham em produtividade, pois a medicina preventiva é um dos caminhos que levam a diminuição do absenteísmo dos funcionários”, ressalta o diretor de prestadores e serviços médicos, Roberto Galfi.
A iniciativa da SulAmérica faz parte do programa Saúde Ativa, que há sete anos atua de forma preventiva com os clientes corporativos e inclui gerenciamento de fatores de risco, acompanhamento dos casos de doenças crônicas e a apresentação de palestras de prevenção de doenças.
Vacina Antigripal
A melhor forma de evitar a gripe é com o uso da vacina. Trata-se de um processo bastante seguro, com níveis de proteção entre 80% e 90%. Não existe risco de se contrair a gripe pela vacina, pois esta é produzida com vírus inativos (mortos). Após a aplicação, a proteção surge num prazo de duas semanas. Pode ser aplicada a partir de seis meses de idade e é especialmente indicada para pessoas com mais de 60 anos de idade; crianças menores de dois anos de idade; pessoas com algum tipo de doença crônica como diabetes, cardiopatia, doença pulmonar crônica, insuficiência renal; indivíduos com imunodepressão (HIV/AIDS) e mulheres grávidas que passarão o terceiro trimestre de gravidez durante o período da gripe. A vacina é contra-indicada para mulheres no primeiro trimestre de gestação. Como qualquer vacina, alguns eventos adversos podem ocorrer, como febre baixa e reações locais (dor, endurecimento e vermelhidão).
Sobre o programa Saúde Ativa
Depois de traçar o perfil dos funcionários por meio de questionários, é dado início ao planejamento das ações de prevenção e, nos casos de doenças crônicas, o acompanhamento de profissionais qualificados. O trabalho de implantação do programa não tem custo adicional para a empresa cliente nem para os segurados.
Para a seguradora, o retorno do investimento no Saúde Ativa está na melhoria da qualidade de vida dos usuários, além da redução da sinistralidade e gastos com serviços de saúde. Para a empresa cliente, o ganho é em produtividade, uma vez que a medicina preventiva pode reduzir o absenteísmo dos funcionários.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Andreoli MSL
Luciane Polisel
(11) 3169-9357
luciane.polisel@br.mslworldwide.com
SulAmérica - Superintendência de Relações com a Imprensa
Sara Dalsin / Daniela Campos / Solange Guimarães
(11) 3779.7615 / 5045 / 7614
E.mail: imprensa@sulamerica.com.br