Sulámerica - Sala de Imprensa

25/08/2010 - 11:58:00

Dia Nacional de Combate ao Fumo – 29 de agosto

Programa de medicina preventiva da seguradora identifica diminuição no percentual de fumantes no ambiente de trabalho nos últimos quatro anos


A SulAmérica Saúde comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, com números que apontam uma queda do índice de fumantes no ambiente corporativo. Um levantamento realizado pela seguradora com mais de 151 mil segurados de todo o Brasil nos últimos quatro anos mostra que o número de fumantes nos locais de trabalho passou de 13%, em 2006, para 8%, em 2009.

Os dados foram identificados pelo Saúde Ativa, programa de medicina preventiva oferecido pela seguradora às empresas clientes. Por meio de diversas atividades, o programa mapeia os fatores de risco entre os segurados e realiza atividades para promover a qualidade de vida. O levantamento mostra ainda que entre as mulheres, o percentual de fumantes caiu de 10% para 7,4% no mesmo período e, entre os homens, os percentuais ficaram em 15% em 2006 e 8,4% em 2009 "Os números são animadores. Além de uma maior consciência das empresas pela importância de implementar ações de combate ao tabagismo, as pessoas tem se mobilizado para largar o cigarro", observa o diretor de Prestadores e Serviços Médicos da SulAmérica, Roberto Galfi.

O tabagismo é uma preocupação mundial que atinge milhares de pessoas. Considerado a principal causa de morte evitável no mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o cigarro está na mira dos governos e da sociedade. Só no Brasil, os fumantes representam 16% da população, segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde.

O esforço para combater o fumo tornou-se uma mobilização social, uma vez que empresas, sociedade e governo, por meio das leis antifumo, movimentam-se para implementar ações e melhorar hábitos de vida. A SulAmérica já adota esta filosofia e há mais de três anos oferece apoio aos funcionários na luta contra o cigarro, disponibilizando todo acompanhamento médico necessário para que o indivíduo largue o vício. "Cada vez mais as pessoas querem parar de fumar e os números apresentados comprovam isso. Estamos convictos de que a tendência é melhorar a cada dia", finaliza Galfi.

SulAmérica - Superintendência de Relações com a Imprensa
Sara Dalsin / Daniela Campos / Solange Guimarães
(11) 3779.1675 / 5045 / 7614
imprensa@sulamerica.com.br

MAIS EM TECNOLOGIA