Sulámerica - Sala de Imprensa

12/03/2009 - 11:39:00

Estudo confirma que sedentarismo ainda é vilão feminino

Novo levantamento realizado pela SulAmérica reforça os crescentes índices de sobrepeso e obesidade entre as mulheres


O Brasil é conhecido por ser um dos países que mais valorizam a estética, mas pouca atenção tem sido dedicada à saúde pelas mulheres brasileiras. Os resultados de um estudo realizado pela SulAmérica Saúde em 2008 mostram que, dentre mais de 17 mil mulheres pesquisadas, 26% apresentam o IMC – Índice de Massa Corpórea – nos níveis do sobrepeso e 10,8% podem ser classificadas como obesas.

Além de elevados, os dados de peso acima do ideal são crescentes: há quatro anos, o número de mulheres com sobrepeso era de 18,9% e as obesas representavam 8,2% do público feminino, de acordo com o mesmo levantamento.

Os quilos a mais podem ser resultado dos altos índices de sedentarismo entre as mulheres. Dados do estudo da SulAmérica revelam que 73% delas são sedentárias, número que também está em evolução, uma vez que em 2004, o sedentarismo atingia 65,7% das mulheres.

Como consequência, aumenta também a quantidade de mulheres com taxas de colesterol inadequadas. De acordo com o estudo 23,7% do público feminino têm níveis de colesterol limítrofes ou elevados, sendo que, em 2004, o índice era de apenas 14,4%.

A evolução percentual das doenças e os riscos para saúde são alarmantes. “Um estilo de vida sedentário pode desencadear problemas cardíacos, nas articulações e até dificuldades na hora de dormir”, explica o diretor de Prestadores e Serviços Médicos da SulAmérica Saúde, Roberto Galfi.

Sobre o estudo

O estudo foi realizado a partir da avaliação do perfil de saúde e estilo de vida de 17.154 mulheres de 160 empresas clientes da SulAmérica Saúde, localizadas em 12 estados do Brasil, por meio do Saúde Ativa, um programa com foco na promoção à saúde e prevenção de doenças ou suas complicações, que engloba uma série de ações desenvolvidas aos segurados.

Além de fazer um amplo acompanhamento dos fatores de risco dos segurados, o seguro saúde da SulAmérica disponibiliza até 50% de desconto em diversos medicamentos específicos para a mulher, como anticoncepcionais, hormônios e antiespasmódicos indicados para cólicas menstruais. As seguradas da SulAmérica também têm até 30% em produtos dermocosméticos como shampoos, cremes, loções, entre outros, nas redes de farmácia Drogão, Drogasil e Farmalife

O benefício também é válido para toda a base de clientes do seguro saúde e odontológico da companhia, que disponibiliza até 50% de desconto em vários medicamentos, de marca e genéricos. Essas vantagens podem ser aproveitadas em diversas redes de farmácias localizadas em todo o País. A relação encontra-se no site da companhia www.sulamerica.com.br/saudeonline .

MAIS EM TECNOLOGIA