Sulámerica - Sala de Imprensa

18/11/2008 - 12:10:00

Número de idosos que não praticam atividade física ainda é alto

Levantamento feito pela SulAmérica Saúde aponta os principais fatores de risco na população idosa


Apesar da expectativa de vida cada vez mais crescente do brasileiro, os cuidados básicos para ter uma vida saudável na chamada terceira idade ainda não são uma prática comum entre os maiores de 65 anos. É o que aponta pesquisa realizada pelo programa Idade Ativa, da SulAmérica Saúde. O estudo feito pela seguradora entre os seus clientes desta faixa etária que participam do programa Idade Ativa mostra que 70% deles não praticam qualquer tipo de atividade de lazer, cerca de 20% possuem alto risco na capacidade funcional (habilidades físicas e mentais necessárias para manter uma vida independente e autônoma) e 12% têm alto risco nutricional.

O estudo revela ainda que 70% dos idosos não estão com a vacinação em dia, 94% não faz um acompanhamento odontológico e 90% não tem um acompanhamento oftalmológico “Já podemos identificar um perfil interessante, o que nos permite traçar ações mais direcionadas as necessidades desta população”, explica o diretor de Prestadores e Serviços Médicos da SulAmérica, Roberto Galfi, um dos responsáveis pelo programa.

Conceitos como praticar exercício físico regularmente, ter uma alimentação saudável e equilibrada e não fumar são alguns dos fatores determinantes para aumentar a expectativa de vida que, no Brasil, atingiu a faixa média de 72 anos e estima-se que, em 2020, atinja os 76 anos. Porém, esta longevidade exige que a população de uma maneira geral esteja consciente dos cuidados necessários com esta geração dos maiores de 65. “O Idade Ativa busca exatamente atuar na conscientização destes cuidados com a saúde, alimentação, atividade física, prevenção de doenças e acidentes domésticos entre os idosos”, afirma Galfi.

O Programa Idade Ativa, é um projeto-piloto iniciado na cidade de São Paulo, é indicado para idosos saudáveis ou portadores de qualquer doença, desde que apresentem condições de executar atividades diárias. Inicialmente é aplicada uma avaliação para mapear riscos de saúde como risco de internação, capacidade funcional, quedas, sono, tabagismo, consumo de álcool, saúde bucal, visão, audição, vacinação, atividade física, atividades sociais, acompanhamento médico e uso adequado de medicamentos.

Hoje, o programa conta com a participação de mais de 330 segurados, sendo que deste total, 70% são mulheres. Com este número, já é possível analisar o perfil do grupo, seus principais riscos a saúde e as doenças que atingem esta população.

Detalhes do programa

O objetivo do mapeamento realizado pelo Programa Idade Ativa é facilitar o processo de envelhecimento, prevenir complicações decorrentes da falta de monitoramento das doenças crônicas, conscientizar quanto a fatores de risco e construir uma base de dados sólida sobre estes segurados. “Estamos otimistas com os impactos deste programa no futuro e esperamos fazer a diferença na vida dos idosos”, destaca o executivo.

Após o monitoramento, a seguradora desenvolve ações para tentar interferir favoravelmente no processo de envelhecimento, prevenir as complicações decorrentes da falta do acompanhamento das doenças crônicas, aumentar o envolvimento do segurado e seus familiares para o cuidado com a saúde, conscientizar quanto aos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças, além de construir uma base de dados sólida sobre estes segurados e as doenças identificadas.

Para transmitir essas informações aos segurados, a companhia elabora uma série de orientações à saúde, fornecidas por uma equipe por meio de visitas e ligações telefônicas mensais. Em situações de urgência e emergência, cada prestador de serviço disponibiliza uma central de atendimento com visitas domiciliares, caso seja necessário.

Informações adicionais levantadas pelo Programa Idade Ativa

Percepção dos idosos sobre envelhecimento saudável:

  • Sentir-se satisfeito com sua vida
  • Ter contato com amigos e parentes
  • Ter envolvimento com o ambiente e as pessoas a sua volta
  • Ser capaz de decidir a respeito de seus objetivos
  • Ser capaz de encontrar algo que queira ou precise
  • Não se sentir sozinho ou isolado
  • Ser capaz de cuidar de si até o final da vida
  • Sentir-se bem consigo mesmo
  • Ser capaz de se adaptar às mudanças dos seus últimos anos
  • Ser capaz de agir de acordo com seus próprios valores e costumes.


SulAmérica - Superintendência de Relações com a Imprensa
Sara Dalsin / Daniela Campos / Solange Guimarães
11 3779.7615 / 5045 / 7614
e-mail: imprensa@sulamerica.com.br

MAIS EM TECNOLOGIA