Sulámerica - Sala de Imprensa

28/10/2010 - 11:37:00

Aumenta o número de pessoas obesas e com sobrepeso na população economicamente ativa

Levantamento feito pela SulAmérica Saúde constata também que obesos são, ainda, diabéticos e hipertensos


Neste dia 27 de outubro, em que comemora-se o Dia Nacional de Combate a Obesidade, a SulAmérica faz um altera: a população está engordando. A seguradora identificou, por meio de um acompanhamento periódico feito com clientes da seguradora, uma evolução nos percentuais de pessoas com o Índice de Massa Corpórea (IMC) alto na população economicamente ativa. Em 2009, o percentual de pessoas com o peso acima do recomendado atingiu a marca de 51,6%. Em 2006, três anos atrás, esse percentual era de 48,8%.
O problema vai além do excesso de peso. Geralmente o indivíduo que está com sobrepeso ou obesidade também possui níveis elevados de pressão arterial. Nos dados coletados em 2009, as pessoas que apresentavam o IMC igual ou superior a 25, ou seja, com sobrepeso e obesidade, também afirmaram ter hipertensão (10%). Entre os indivíduos com IMC normal, esse percentual cai para 2,5%. Além disso, o levantamento constatou que apenas 15% dos indivíduos obesos realizam uma atividade física regular, um percentual baixo comparado a real necessidade desta população em cuidar da saúde. “Hoje as pessoas precisam atentar-se a esses pontos. Normalmente um indivíduo obeso vai preocupar-se apenas com a alimentação e pode não saber que tem outra doença associada”, destaca o coordenador da pesquisa e diretor de Prestadores e Serviços Médicos da SulAmérica, Roberto Galfi.
Os números apresentados pela SulAmérica Saúde indicam que o número de obesos aumenta conforme a idade avança e os maiores índices apresentados coincidem com as faixas etárias de maior produtividade e exigência profissional. A vida moderna modificou diversos hábitos do dia a dia como a qualidade da alimentação, aumento do nível de estresse, redução do tempo e disposição para a realização de um exercício físico regularmente e até mesmo a preocupação com a própria saúde. “Não é de hoje que especialistas afirmam a importância de cuidar da saúde. Nós levantamos esta bandeira e buscamos auxiliar nossos clientes na identificação de fatores de risco que possam comprometer uma vida mais saudável”, reforça Galfi.

Os dados foram coletados por meio do Saúde Ativa, programa de medicina preventiva que tem como finalidade identificar os principais fatores de risco e atuar na prevenção e diminuição de diversas doenças e é oferecido às empresas clientes da seguradora. Hoje são cerca de 586 instituições participantes e quase 110 mil integrantes.

SulAmérica - Superintendência de Relações com a Imprensa
Sara Dalsin / Daniela Campos / Solange Guimarães
11 3779.7615 / 5045 / 7614
E.mail: imprensa@sulamerica.com.br

MAIS EM TECNOLOGIA