07/11/2011 - 12:08:00
A SulAmérica Investimentos, unidade de negócios especializada em gestão de recursos de terceiros do grupo SulAmérica, ampliou seu portfólio de fundos de investimentos com a criação do fundo SulAmérica Termo FIC de FI Renda Fixa.
O fundo, que completou seis meses neste mês, tem como objetivo proporcionar rentabilidade pela aplicação de recursos em cotas de fundos de investimento classificados como Renda Fixa, que superem o CDI no médio/longo prazo. Essa rentabilidade se dá através, principalmente, de operações estruturadas de Renda Fixa com instrumentos de Renda Variável.
“A aplicação em operações de termo ou em fundos com essa estratégia adiciona retorno no longo prazo diminuindo o risco total do portfólio do cliente”, comenta o vice-presidente da SulAmérica Investimentos, Marcelo Mello.
Uma operação a termo tem uma ponta financiadora e uma tomadora. No início da operação, o financiador entrega ao tomador o recurso financeiro para a compra do ativo à vista no mercado de ações. O tomador se compromete a devolver esse mesmo valor acrescido de juros em uma data pré-estabelecida, que pode ser de 30, 60 ou 90 dias. Existe ainda a opção de antecipar o término da operação, o que beneficia o financiador uma vez que a antecipação pode render uma taxa maior.
O fundo obtém a maior parte de seu retorno acima do benchmark por meio das antecipações de operações de termo. Ao antecipar, o tomador paga os juros que deve até o vencimento e o financiador aumenta sua rentabilidade na operação, pois contabiliza o ganho em um período menor.
“Por isso, a qualidade das operações tem grande influência no retorno do fundo. Visamos diversificar o prazo, o ativo (ação) e as corretoras envolvidas para potencializar a taxa de antecipação. Outro fator importante é o relacionamento que estabelecemos com as corretoras, que conhecem o cliente tomador e estão na condição de apresentar operações com perfil interessante”, explica Mello.
O SulAmérica Termo FIC de FI Renda Fixa tem aplicação mínima de R$ 25 mil, taxa de administração de 0,2% ao ano e taxa de performance de 20% sobre o que exceder o benchmark, o fundo já acumula um patrimônio de R$ 21,5 milhões.