A Ouvidoria da SulAmérica Seguros e Previdência foi responsável pelo atendimento de 569 consumidores em 2008. Estes contatos com os clientes resultaram em mudanças nos contratos, produtos da companhia e procedimentos internos, a fim de tornar o relacionamento entre a seguradora e os consumidores mais próximo e transparente. Exemplo disso é a recente revisão de todo o Manual do Segurado de Automóvel, processo que tornou o material mais informativo e menos técnico. O mesmo tem sido feito para os clientes do seguro residencial.
Segundo o ouvidor da seguradora, Oswaldo Mário, a área tem o papel de atuar de forma independente e imparcial na defesa dos direitos dos consumidores em sua relação contratual com a SulAmérica. “A Ouvidoria é um importante instrumento de informação e deve subsidiar a melhoria dos procedimentos internos da empresa, contribuindo para a prevenção e solução de eventuais conflitos”, destaca o executivo.
Criada em 2005, a área é responsável por atender as reclamações em uma instância superior. Hoje a seguradora disponibiliza diversos canais de atendimento, como o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e o "fale com a gente", pelo site
www.sulamerica.com.br , que são as primeiras formas de contato do cliente com a companhia. Quando esta posição não é satisfatória, o segurado pode direcionar as reclamações para a Ouvidoria, que retorna a todos os clientes com uma solução, seja ela favorável ou apenas explicativa. A Ouvidoria responde por todos os assuntos relacionados as áreas de seguros de Automóvel, Riscos Industriais e Comerciais (RIC), Massificados, Vida, Previdência, Saúde e ainda aos clientes da área de Investimentos. “Para que seja bem-sucedido, o trabalho desenvolvido pela Ouvidoria conta com o comprometimento de todos os gestores da empresa”, destaca Oswaldo Mário.
A Ouvidoria pode ser acessada pelo site
www.sulamerica.com.br ou via correspondência no endereço: Caixa Postal 1601 – CEP: 20010-974, Rio de Janeiro – RJ.