Sulámerica - Sala de Imprensa

28/02/2008 - 12:03:00

SulAmérica implementa bicicletários no Rio

Ação incentiva a melhor alternativa sustentável ao carro: o uso da bicicleta


A SulAmérica Seguros e Previdência investe R$ 3 milhões na instalação, revitalização e ampliação dos bicicletários no Rio de Janeiro. A ação conta com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro através do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP). Outros R$ 10 milhões serão empregados em campanhas publicitárias e diversas ações para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo. Os investimentos, no total de R$ 13 milhões, serão feitos por cinco anos e a inauguração dos bicicletários acontece hoje (28/02), sendo que, ao longo do projeto, estarão disponíveis 4.200 vagas. A iniciativa está alinhada à característica da companhia de desenvolver produtos e serviços que cumpram papéis relevantes para a sociedade.

“É o melhor seguro de carro do país incentivando a melhor alternativa ao automóvel”, diz o vice-presidente de Vendas e Marketing da SulAmérica, Marcus Vinicius Martins. Com o aumento do uso da bicicleta e a conseqüente diminuição de carros no trânsito, será possível diminuir também a poluição na cidade.

A chamada para os cariocas tirarem a bicicleta da garagem é o começo de uma iniciativa de peso. A primeira fase do projeto está em pleno andamento na Zona Sul e será estendido para a Zona Oeste e Norte. A SulAmérica duplicará a quantidade de vagas para bicicletas ao longo da orla, do Aterro do Flamengo a São Conrado. Em seguida, a reforma atingirá o trecho entre as praias da Barra e da Macumba.

Nas ciclovias da orla de Copacabana, Ipanema, Leblon e Barra, a SulAmérica oferecerá para os ciclistas um serviço gratuito de assistência, funcionando aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h, para ajustes e colocação de corrente, guidão e selim; calibragem/ enchimento de pneu; lubrificação (roda/marcha presa) e regulagem de freios. O projeto prevê ainda a criação de terminais de bicicletas integrados ao sistema de transporte tradicional (metrô e ônibus) que serão cercados, cobertos e contarão com infra-estrutura adequada.

A companhia também prepara uma ampla campanha para incentivar o uso das bicicletas. Segundo Zeca Vieira, diretor de Marketing da seguradora, as ações estão de acordo com a estratégia da empresa de focar em responsabilidade social e proporcionar à população serviços que sejam úteis ao seu cotidiano. Um exemplo é a Rádio SulAmérica Trânsito, fenômeno de audiência, que este ano completou um ano atendendo à capital paulista. As informações sobre rotas alternativas ajudam o motorista a resolver um de seus maiores problemas: o engarrafamento diário.

O estímulo ao uso da bicicleta é uma tendência mundial, explica Carlos Alberto Trindade, vice-presidente de Auto da SulAmérica. “Grandes centros econômicos como Paris, Amsterdã e Barcelona adotam métodos de incentivo e contam com o apoio de instituições privadas”, afirma Trindade. Apesar de o Brasil ser o terceiro maior consumidor de bicicletas do mundo, as iniciativas ainda são dispersas. “Nesse contexto, a SulAmérica pretende levar projetos como esse para outras regiões do Brasil” – ressalta.

O presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, Sérgio Besserman, que viabilizou o projeto junto à prefeitura do Rio de Janeiro, destaca que o uso da bicicleta como alternativa ao automóvel, elimina o stress do trânsito e ainda contribui para o condicionamento físico. “Além da redução da poluição ambiental”, completa.

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