23/04/2009 - 14:13:00
Clientes do seguro auto preocupam-se em não dirigir sob os efeitos do álcool e utilizam o serviço sete vezes mais do que antes da Lei 11.705
Próxima de completar um ano de vigência, a Lei Seca tornou mais evidente os perigos da relação entre direção e consumo de bebidas alcoólicas. Pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) realizada com 54,3 mil brasileiros porém, aponta que a população voltou a dirigir sob efeitos do álcool. Em março deste ano, 2,2% dos entrevistados admitiram beber antes de dirigir, percentual superior ao registrado em agosto de 2008, quando apenas 0,91% admitiam dirigir depois de algumas doses alcóolicas.
Mesmo com essa constatação, observa-se que aumentou também o número de pessoas preocupadas com o assunto e que têm uma postura diferente. É o que destacou levantamento realizado pela SulAmérica Auto. Desde o início da lei, em junho de 2008, aumentou em 7 vezes o número de clientes que utilizaram o Motorista Amigo, serviço que disponibiliza um motorista que leva o segurado e seu veículo para casa em segurança.
“Observamos uma maior consciência do segurado, que aproveita os benefícios oferecidos pelo seguro para não passar por contratempos evitáveis”, destaca o vice-presidente de Auto e Massificados da seguradora, Carlos Alberto Trindade Filho.
Ainda de acordo com o estudo da Vigitel, 3% dos homens admitiram associar a bebida com direção, um percentual muito maior do que o registrado entre o grupo feminino, de apenas 0,3%. Mais preocupadas com sua segurança, as seguradas também utilizaram mais o Motorista Amigo que os homens. Só em março deste ano, o serviço foi acionado 30% mais vezes pelas clientes do sexo feminino do que pelos homens.
Criado em 2000, o Motorista Amigo é um serviço disponível o Seguro Auto SulAmérica e no SulAmérica Auto Mulher, e pode ser acionado quatro vezes durante sua vigência. Com o Auto Mulher, as mulheres ganham uma proteção adicional e contam com mais três acionamentos após a meia-noite, caso esteja dirigindo sozinha ou em companhia de mulheres apenas.
SulAmérica - Superintendência de Relações com a Imprensa
Sara Dalsin / Daniela Campos / Solange Guimarães
11 3779. 7615 / 5045 / 7614
E.mail: imprensa@sulamerica.com.br