Sulámerica - Sala de Imprensa

15/07/2021 - 08:46:00

Inovabilidade: SulAmérica apresenta resultados significativos a partir da união entre ESG e inovação

Levantamento inédito apresenta números expressivos de economia de papel e emissão de CO2 a partir de iniciativas digitais, como telemedicina

Para a SulAmérica, ser uma empresa visionária é, além da inovação tecnológica, ter também a sustentabilidade como princípio. É por isso que a companhia aplica as melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês) na sua jornada de transformação digital, incluindo o desenvolvimento de produtos e serviços, gerando impacto positivo não apenas para os públicos com os quais se relaciona, como clientes e colaboradores, como também para o ecossistema de forma mais ampla. A SulAmérica apresenta um levantamento inédito, realizado entre janeiro de 2020 e maio de 2021, com resultados de “inovabilidade” da companhia.

Telemedicina: 17 viagens de ida e volta para a Lua evitadas

Pouco mais de um ano após o início da pandemia do novo coronavírus no Brasil, a telemedicina se consolida cada vez mais como alternativa segura para cuidar da saúde, com facilidade de acesso e a conveniência de não precisar sair de casa. Na SulAmérica, o Saúde na Tela, plataforma de atendimento virtual com médicos de mais de 50 especialidades, além de psicólogos, nutricionistas e outros profissionais, registrou cerca de 870 mil consultas, apenas no período do levantamento. O serviço tem alto nível de resolutividade, sendo que 90% dos casos não exigem atendimento presencial posterior, e de satisfação, com 90 p.p. de NPS.

O Saúde na Tela está disponível para todos os beneficiários de planos de saúde, sem custo adicional, além de alguns produtos de Vida e Previdência. Ao utilizar a teleconsulta, um paciente economiza, pelo menos, 26 minutos, já que não precisa se locomover até o consultório. Somados todos os atendimentos, o Saúde na Tela já possibilitou uma economia equivalente a 43 anos, o que seria suficiente para assistir mais de 14 mil vezes aos nove filmes mais os dois spin-offs da saga Star Wars. Em termos de deslocamento, foram mais de 13 milhões de quilômetros não percorridos, o que daria para fazer até 17 viagens de ida e volta para a Lua.

Com apenas esta iniciativa digital, a SulAmérica ajudou seus clientes a deixarem de emitir o total de CO2 que a própria empresa emitia em um ano típico de trabalho presencial.

Adeus, papel: 3 Empire States não descartados

Os investimentos em digitalização de uma empresa com o porte da SulAmérica, que tem mais de 7 milhões de clientes e 4 mil colaboradores, também geram impacto ambiental positivo. Além dos serviços de telemedicina e prescrições médicas 100% digitais, as emissões de documentos, como apólices, carteirinhas e comunicados, passaram a ser eletrônicas, provocando uma expressiva redução de impressões em papel e malotes. Somente no período do levantamento, a SulAmérica calcula que foram cerca de 13,4 milhões de folhas A4 não usadas em impressões, que, se empilhadas, equivaleriam a três Empire States.

Com a economia de papel mais o percurso de deslocamento evitado de nossos clientes e beneficiários, cerca de 2 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas na atmosfera direta ou indiretamente pela companhia e sua cadeia de valor. O menor gasto com folhas também gerou uma economia de mais de 370 mil litros de água, o que equivale a mais de 7.400 barris de chope cheios até a tampa.

 

 

“O compromisso da SulAmérica com a sustentabilidade, não apenas para reduzir nossa pegada de carbono e a utilização de recursos naturais, mas também para gerar soluções que contribuam para a redução de impactos negativos por nossos clientes e parceiros, tem sido consolidado há mais de dez anos, por isso não poderia estar descolado da nossa agenda para transformação digital. Este levantamento foi uma forma lúdica que nossos times de Inovação e Sustentabilidade criaram para mostrar que há impacto positivo nos produtos e serviços que construímos para levar Saúde Integral para as pessoas”, afirma Patrícia Coimbra, vice-presidente de Capital Humano, Administrativo, Sustentabilidade e Marketing da SulAmérica.

MAIS EM TECNOLOGIA