Sulámerica - Sala de Imprensa

18/05/2009 - 11:46:00

SulAmérica aposta em seguro para usinas de etanol e biodiesel

Empresa reforça atuação no setor de bioenergia após análise dos recentes investimentos nesse segmento


A SulAmérica traz ao mercado novidades no seu produto “SulAmérica Usinas de Açúcar e Álcool/Biodiesel”, que garante uma cobertura de seguros para todos os parques industriais e possui mais de 80 diferentes coberturas de seguros que protegem não apenas as instalações industriais, como também estoques de produtos acabados. Em 2008, o seguro para usinas registrou um crescimento de aproximadamente 100% em comparação ao ano anterior, e já conta com mais de 100 usinas seguradas.

“O novo formato foi estruturado visando atender as demandas das usinas de álcool, açúcar e biodiesel. Entendemos, que nos próximos anos, este segmento deve continuar a crescer e contribuir de forma mais significativa para a auto-suficiência energética. Desta forma foi necessário criar um produto de seguros que realmente pudesse oferecer uma proteção efetiva de riscos”, afirma vice-presidente de Riscos Industriais e Comerciais da SulAmérica, Carlos Almeida.

Para o executivo o setor de etanol e biodiesel terminou o ano de 2008 com uma redução nos investimentos diretos, porém a companhia continua apostando neste segmento. “Acreditamos que a capacidade já instalada do setor precisa de proteção de seguros para se garantir contra eventuais perdas financeiras decorrentes de acidentes”, completa Almeida.

As coberturas do “SulAmérica Usinas de Açúcar e Álcool/Biodiesel” foram desenhadas para cobrir os mais variados riscos tais como: explosão, vendaval, queda de raio, incêndio, quebras de máquinas, danos elétricos, e, lucros cessantes, entre outros. A SulAmérica atua também em outras áreas do setor de energia no País oferecendo cobertura de seguros para usinas de geração de energia elétrica, inclusive para parques aeólicos.

Segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) a demanda por etanol nos mercados interno e externo em 2007 foi de 20,1 bilhões de litros. Apenas o consumo doméstico apresentou aumento de 46,1%, chegando a 10,4 bilhões de litros. O governo foi um grande incentivador do crescimento do segmento, já que no ano passado decidiu aumentar de 23% para 25% a proporção de álcool anidro na gasolina “C” (comum) e a expansão de frota de veículos flex fueltambém contribuiu para a expansão do etanol.

O reflexo desse desempenho impactou no mercado de seguros. “O amadurecimento das usinas que já atuavam no País e a entrada de novas indústrias tem colaborado para um grau ainda maior de profissionalismo do mercado de bioenergia. Esses fatores contribuíram para o fortalecimento do segmento de seguros nesse nicho”, explica o executivo.

SulAmérica - Superintendência de Relações com a Imprensa
Renata Nichols / Daniela Campos / Solange Guimarães
11 3779.7087/ 5045/7614
E.mail: imprensa@sulamerica.com.br

MAIS EM TECNOLOGIA