A SulAmérica, maior seguradora independente do País, finalizou a implementação de processos totalmente digitais em suas operações de saúde referentes a solicitações de validações prévias de procedimentos e materiais, auditoria médica interna e externa, gestão de casos complexos, análise e pagamento de contas médicas e reembolsos.
Atualmente, mais de 3 milhões de imagens circulam internamente na operação de sinistro de saúde, substituindo documentos impressos. O objetivo é conferir ainda mais agilidade e transparência ao acompanhamento dos processos, evitando a armazenagem de arquivos e facilitando a troca de informações.
Ao mesmo tempo, análises automatizadas e inteligentes - utilizando técnicas de machine learning e advanced analytics - são possíveis a partir da etapa de digitalização, conferindo uma eficiência diferenciada na gestão de custos.
Processos de análises inteligentes são possíveis em todas as etapas, separando casos de maior risco e complexidade daqueles que podem ser imediatamente autorizados e liquidados, gerando redução significativa do tempo de resposta aos clientes e prestadores.
No caso das contas de consultas e honorários médicos, elas são enviadas eletronicamente sem a necessidade da impressão e envio do documento físico pelo prestador.
Desde janeiro de 2017, as solicitações de reembolso de consultas de podem ser realizadas pelo segurado via aplicativo ou via web (Portal do Segurado), um serviço inovador lançado pela SulAmérica. Basta que o segurado fotografe o recibo com a câmera do smartphone, encaminhe-o digitalmente para a operadora e aguarde que os dados caiam no sistema e sigam o fluxo processual, que pode ser acompanhado do início ao fim. Não há necessidade de encaminhamento de papel neste processo.
Além disso, todo o processo de cálculo de prévia de reembolso é realizado de forma digital através do Portal do Segurado e também do APP, com alguns procedimentos simples já calculados imediatamente no momento da solicitação (consulta e parto, e neonatologia).
“Os diferenciais desta operação envolvem o ganho de racionalidade, agilidade e transparência, para segurados e prestadores, e garante segurança ao cliente na gestão de custos”, avalia a diretora de Sinistro Saúde da SulAmérica, Erika Fuga. “Além disso, as trocas e consultas de informações internas na empresa ficam mais fáceis e há um claro ganho em termos ambientais, já que poupamos a impressão de toneladas de papel, bem como seu armazenamento”, conclui.