Sulámerica - Sala de Imprensa

10/03/2008 - 13:13:00

Sedentarismo afeta 61% dos trabalhadores

As doenças cardíacas e os infartos matam 17,5 milhões de pessoas no mundo a cada ano, segundo estudo da Federação Mundial do Coração (FMC). E afetam, principalmente, a População Economicamente Ativa (PEA). No Brasil, estudos parecem confirmar o índice mundial. Uma avaliação feita pela SulAmérica com 35 mil funcionários de empresas clientes do seguro saúde revela que 61% do universo pesquisado é sedentário (não pratica atividade física regular), 48% está acima do peso (índice de massa corpórea elevado) e 27% tiveram a medição da pressão arterial acima dos níveis considerados normais.

O estudo só foi possível porque há 5 anos a empresa desenvolve um programa de saúde preventiva com seus clientes corporativos, que inclui o gerenciamento de fatores de risco, acompanhamento dos casos de doenças crônicas e a apresentação de palestras de prevenção de doenças. Trata-se do Saúde Ativa, um programa voltado para a promoção da saúde e a qualidade de vida de seus segurados.

Desde a sua implantação, cerca de 85.000 pessoas já desfrutaram do serviço oferecido em mais de 300 organizações. O objetivo da companhia, segundo Roberto Galfi, diretor de prestadores da Área de Saúde, é ampliar a atuação nas empresas aumentando não só a abrangência, mas também a implantação de ações efetivas para a adoção de hábitos de vida saudáveis.

Sobre o programa

Depois de traçar o perfil dos funcionários por meio de questionários, é dado início ao planejamento das ações de prevenção e nos casos de doenças crônicas com acompanhamento de profissionais qualificados. O trabalho não tem nenhum custo adicional para a empresa cliente nem para os segurados. “Nossa intenção é oferecer o melhor em assistência médica proporcionando mais qualidade de vida aos segurados”, destaca Galfi.

Para a seguradora, o retorno do investimento no Saúde Ativa está na melhoria da qualidade de vida dos usuários, além da redução da sinistralidade e dos gastos com serviços de saúde. Para a empresa cliente, o ganho é em produtividade, uma vez que a medicina preventiva pode reduzir o absenteísmo dos funcionários.

A mudança de estilo de vida por meio da reeducação alimentar, a prática de atividades físicas regulares, o uso correto de medicamentos e vínculo médico para atendimento de rotina, entre outros hábitos orientados pela equipe de profissionais do Saúde Ativa, são também um importante instrumento de combate às mortes que poderiam ser evitadas todos os anos no Brasil. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 60% das 35 milhões de mortes no mundo são relacionadas a complicações cardiovasculares, diabetes tipo 2, câncer, doenças respiratórias e enfermidades relacionadas à obesidade, ocasionadas em sua grande maioria por dieta alimentar ruim e sedentarismo.

Perfil dos participantes do Saúde Ativa
  • Sedentários: 61%
  • Índice de Massa Corpórea Elevado: 48%
  • Estressados moderado a alto: 36%
  • Pressão arterial elevada: 27%
  • Tabagistas: 14%
  • Colesterol elevado: 5%
  • Glicemia elevada: 2,3%
  • Consumo elevado de álcool: 2%

MAIS EM TECNOLOGIA