18/05/2020 - 13:38:00
A transmissão comunitária do novo coronavírus, que ocorre quando já não é mais possível saber a origem da infecção, se tornou uma realidade no Brasil. Com isso, além das medidas básicas de proteção contra a doença, como lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel 70% frequentemente, o isolamento domiciliar tornou-se uma recomendação dos especialistas de saúde para conter a pandemia.
• Casos suspeitos e confirmados de COVID-19, além de visitantes que chegam ao Brasil do exterior, devem obrigatoriamente ficar em casa por, pelo menos, 14 dias. Pessoas a partir de 60 anos ou portadoras de doenças crônicas, que são consideradas vulneráveis ao vírus, também devem manter o isolamento domiciliar.
• Para quem deve e pode ficar em casa, há medidas importantes de proteção contra a COVID-19, como higienizar constantemente a residência, especialmente superfícies que costumam ser tocadas pelas mãos, e manter as janelas abertas durante o dia para uma boa circulação do ar.
• Os cuidados devem ser redobrados em caso de suspeita ou confirmação do diagnóstico de coronavírus. A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) recomenda, por exemplo, o uso de máscara para todos os pacientes contaminados, inclusive em casa.
• Além disso, deve-se manter o paciente em ambiente de isolamento dentro da casa, sem contato com os demais ocupantes, com separação de objetos pessoais (como itens de banho e alimentação) e limpeza do cômodo pelo próprio infectado, que deve trocar as roupas de cama e cuidar do lixo, mantendo sempre a porta fechada e as janelas abertas. Caso o paciente tenha limitações para isso, o cuidador deve utilizar máscara, luvas e óculos de proteção e, se não morar na mesma residência, deve também tomar banho e trocar as roupas assim que chegar na própria casa.
• Para quem não pode permanecer em isolamento domiciliar, por motivo de trabalho ou outros fatores, mantenha distância das outras pessoas, evite tocar em superfícies e lave as mãos sempre que puder. Quando voltar para casa, higienize-se antes de entrar, tire e lave as roupas, limpe o celular e outros itens que estavam com você e tome um banho.
O momento em que vivemos exige paciência e adaptação às novas rotinas. Para mais dicas e orientações sobre isolamento domiciliar, acesse o guia completo que foi preparado por médicos especialistas da SulAmérica, gestora da saúde de milhões de brasileiros, e está disponível neste link.