Sulámerica - Sala de Imprensa

12/03/2009 - 11:43:00

Prevenção ainda é o melhor remédio, comprova estudo da SulAmérica

Exames ginecológicos e mamografia são fundamentais para prevenção de doenças, mas não recebem a devida atenção das mulheres


A correria do dia-a-dia e do trabalho tem afastado as mulheres de cuidados essenciais com a saúde. O resultado não poderia ser pior. Por meio de um levantamento sobre a saúde da mulher contemporânea brasileira, a SulAmérica Saúde detectou que em um universo de mais de 17 mil mulheres, entre 19 e 49 anos, 22,1% não fazem um acompanhamento ginecológico adequado e 6,2% têm a mesma atitude em relação à mamografia, o exame mais importante na detecção de câncer de mama.

O mais impressionante é que esses números só têm crescido desde 2004. A quantidade de mulheres que não fazem exames ginecológicos aumentou aproximadamente sete pontos percentuais e o índice das que não realizam mamografias aumentou 1,2%.

“Esses dados são preocupantes porque os exames identificam doenças graves como o câncer de mama e de colo de útero. É fundamental que as mulheres realizem um check-up periódico, conforme orientação médica”, afirma o diretor de Prestadores e Serviços Médicos da SulAmérica, Roberto Galfi.

A prevenção ainda é a melhor solução, pois cerca de 80% das mulheres que procuram o médico com sintomas do câncer de colo de útero já possuem a doença em estágio avançado. Segundo o Instituto de Prevenção do Colo do Útero (Incolo), no Brasil, a cada 100 mil mulheres, 31 têm a doença e, apesar desse tipo de câncer ser a segunda causa de óbitos na população feminina no País, é a única que pode ser eliminada por meio de tratamentos.

Já o câncer de mama, que pode ser detectado com a mamografia, é o segundo tipo de tumor mais freqüente no mundo e o mais comum entre as mulheres. A cada ano, cerca de 22% dos casos novos de câncer em mulheres são de mama de acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). “Mesmo diagnosticado e tratado oportunamente, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, pois a doença ainda é descoberta em estágios avançados”, explica o médico e executivo.

Sobre o estudo

O estudo foi realizado a partir da avaliação do perfil de saúde e estilo de vida de 17.154 mulheres de 160 empresas clientes da SulAmérica Saúde, localizadas em 12 estados do Brasil, por meio do Saúde Ativa, um programa com foco na promoção à saúde e prevenção de doenças ou suas complicações, que engloba uma série de ações desenvolvidas aos segurados.

Além de fazer um amplo acompanhamento dos fatores de risco dos clientes do seguro saúde e odontológico, o seguro saúde da SulAmérica disponibiliza até 50% de desconto em diversos medicamentos específicos para a mulher, como anticoncepcionais, hormônios e antiespasmódicos indicados para cólicas menstruais. As seguradas da SulAmérica também têm até 30% em produtos dermocosméticos como shampoos, cremes, loções, entre outros, nas redes de farmácia Drogão, Drogasil e Farmalife

O benefício também é válido para toda a base de segurados da companhia, que disponibiliza até 50% de desconto em vários medicamentos, de marca e genéricos. Essas vantagens podem ser aproveitadas em diversas redes de farmácias localizadas em todo o País. A relação encontra-se no site da companhia www.sulamerica.com.br/saudeonline .

MAIS EM TECNOLOGIA